terça-feira, 6 de setembro de 2011

Desfile em nossa cidade foi religioso ou uma festa da cidadania?


O Brasil não é um país laico, há minha terra não!


O que é laico¿
Para iniciarmos nosso artigo vamos dá uma pequena explicação do significado do termo “estado laico”. Estado laico é o Estado sem religião, ou melhor, que não prega nenhuma religião, sendo esta de livre escolha de seus cidadãos. Conforme De Plácido e Silva: "LAICO. Do latim laicus, é o mesmo que leigo, equivalendo ao sentido de secular, em oposição do de bispo, ou religioso." (SILVA, 1997, p. 45)
No Brasil em 1824, a Constituição Federal estabelecia a Igreja Católica como sendo a religião oficial do Império. Isto durou até 1890 com a chegada da República. A Constituição Federal de 1988 preceitua: Art. 19. É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
I - estabelecer cultos religiosos ou igrejas subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público.
Como bem esclarece Pontes de Miranda, "estabelecer cultos religiosos está em sentido amplo: criar religiões ou seitas, ou fazer igrejas ou quaisquer postos de prática religiosa, ou propaganda. Subvencionar está no sentido de concorrer, com dinheiro ou outros bens de entidade estatal, para que se exerça a atividade religiosa. Embaraçar o exercício significa vedar, ou dificultar, limitar ou restringir a prática, psíquica ou material dos atos religiosos." (Blog Jorge Nilson) Pastor da Assembléia de Deus.


 Pátria é o país ou estado em que a pessoa nasceu (terra natal) e que faz parte como cidadão. 
A palavra patriotismo, que deriva de pátria, significa o amor e respeito que se tem pela terra natal.

 Este patriotismo pode ser manifestado pela valorização da cultura do país, suas belezas naturais e seus símbolos nacionais (bandeiras, brasões, hinos, etc)

Desfile em comemoração aos 7 de setembro na cidade de Porecatu:
1-Foi uma falta de respeito com o cidadão que professa a fé em Jesus Cristo o único salvador ou outra fé.
2-Foi um desrespeito a cidadania e a constituição Brasileira.
3-Será que só uma classe religiosa construiu a nossa terra¿
4-O desfile não tem que expressar o patriotismo ou uma religião.
5-Escolas Municipais e outros departamentos reverenciando uma religião. Isto é certo¿
6-Professores, alunos, funcionários, diretores que professam a fé cristã desfilando e se prostrando uma religião. Isso é cidadania¿
7-Era um desfile para levar a cidadania ensinar o que é pátria ou era uma procissão de uma religião.
8-O papel das autoridades nominadas ou eleitas não é ensinar o patriotismo ou símbolos nacionais ou a fé a uma religião¿

Procissão é um cortejo religioso realizado em marcha solene normalmente pelas ruas de uma cidade e carregando imagens e entoando rezas ou cânticos.


Enfim me senti na Babilônia nos tempos de Nabucodonosor, em que Sadraque, Mesaque e Abednego foram levados as autoridades a se prostrar a estatua do Rei Nabucodonosor, eles não se prostraram a Idolatria ou á fé daquele rei! E foram mandados para fornalha.
 (Daniel 3)  
Porecatu não é só dos católicos e nem dos espíritas e nem dos evangélicos é de todos!
Todos fizeram está terra e todos merecem ser respeitados!





Deus abençoe a minha terra, o meu estado e a minha nação!

7 de setembro de 2011.





Rev. Celso Quarentei.

Um comentário: